Com sede em Fortaleza e atividade por todo o Nordeste, a BG Soluções Sociais é filiada à Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), seguindo o Código de Ética e Compliance rigoroso da entidade.
Bem vindos a essa nova experiência de consultoria em soluções sociais para as áreas de:
O profissional de captação de recursos é responsável por garantir a sustentabilidade de organizações, buscando e gerenciando recursos financeiros, materiais e humanos para o desenvolvimento de projetos e atividades.
Principais ações:
• Prospectar e identificar potenciais doadores: pessoas físicas e jurídicas, empresas, fundações e órgãos governamentais.
• Construir e manter relacionamentos: criar e fortalecer laços com doadores e parceiros.
• Sugerir, desenvolver e implementar estratégias de captação: criar campanhas, eventos, programas de doações e outras iniciativas.
• Pode também elaborar e gerenciar projetos.
• Gerenciar recursos: administrar doações, controlar o orçamento e prestar contas.
• Comunicar e promover as ações de impacto: divulgar a missão, os valores e os resultados da organização que representa.
Onde o profissional de captação de recursos pode atuar:
• Organizações sem fins lucrativos: ONGs, fundações, associações e outras entidades do terceiro setor.
• Empresas: Departamentos de responsabilidade social, sustentabilidade ou marketing.
• Órgãos governamentais: Secretarias, ministérios e outras instituições públicas.
• Consultoria: Prestar consultoria para empresas e organizações em captação de recursos.
O profissional de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é responsável por integrar práticas socialmente responsáveis à estratégia e gestão da empresa. Ele atua como um agente de mudança, promovendo ações que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Suas principais funções incluem:
• Desenvolver e implementar a estratégia de RSC da empresa: Definir os objetivos, metas e ações da empresa em relação à RSC. • Gerenciar projetos RSC: Planejar, executar e avaliar projetos de RSC. • Engajar stakeholders: Colaborar com colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e governo. • Comunicar a RSC da empresa: Divulgar as ações de RSC da empresa internamente e externamente. • Monitorar e avaliar o impacto da RSC: Medir os resultados das ações de RSC da empresa.
Habilidades importantes para o profissional de Responsabilidade Social Corporativa:
• Sustentabilidade: Conhecimento sobre os princípios da sustentabilidade e da RSC. • Gestão de projetos: Habilidade de planejar, executar e avaliar projetos. • Comunicação: Comunicação clara, persuasiva e empática. • Relacionamento interpessoal: Habilidade de construir e manter relacionamentos. • Negociação: Habilidade de negociar com diferentes stakeholders. • Visão estratégica: Capacidade de pensar estrategicamente e de longo prazo.
Onde o profissional de Responsabilidade Social Corporativa pode atuar:
• Empresas: Departamentos de RSC, sustentabilidade ou relações públicas. • Organizações sem fins lucrativos: ONGs, fundações e outras entidades do terceiro setor. • Consultoria: Prestar consultoria para empresas em Responsabilidade Social Corporativa.
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e mobilizadores de recursos e que tem como principal objetivo estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam na área e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão.
Estratégias Institucionais:
Promover debates de captação nos três setores: público, privado e sociedade civil;
Qualificar a atividade de captador de recursos;
Divulgar a missão, visão, princípios e valores e Código de Ética da ABCR.
Atualmente, são mais de 300 os associados da ABCR, individuais e sócios mantenedores (organizações da sociedade civil ou empresas), espalhados por todo o país. Ao se integrar à ABCR, todos os associados assumem o compromisso de honrar e difundir o Código de Ética e Conduta Profissional do Captador, que é um documento maior de orientação do trabalho profissional de captação de recursos no mundo.
ABCR - Associação Brasileira de Captadores de RecursosAs leis de incentivo são mecanismos que permitem a renúncia fiscal, por parte do Poder Executivo, de recursos que deveriam ser arrecadados de pessoas e empresas. Ou seja, o governo abre mão de receber parte dos impostos para incentivar projetos nas áreas cultural, esportiva e social
Na esfera federal, a concessão dos benefícios leva em conta o regime de tributação escolhido pela empresa, assim, somente pessoas jurídicas optantes pelo lucro real é que podem fazer uso dos incentivos fiscais. Sendo assim, configuram a dedução do IR – para que isso ocorra, entretanto, a sua empresa precisa ser tributada com base no lucro real. Caso ela recolha impostos por lucro presumido ou arbitrado, ou se optar por utilizar o Simples Nacional, não poderá se valer desse tipo de incentivo. Já nas esferas estaduais e municipais, o tipo de tributação é irrelevante, uma vez que não causa impacto na apuração de impostos como ICMS (Estadual), e IPTU ou ISS (Municipais):
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Estadual;
- Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ambos Municipais.
Não há alteração, pois os incentivos aos projetos devem ser realizados anteriormente às datas de pagamentos dos impostos. Uma vez que estes valores são abatidos do referido imposto.
Sim, os percentuais de renúncia são estipulados na própria legislação. Nas leis municipais e estaduais é bastante variável, já que cada estado e município possui sua própria regulamentação.
A BG Soluções Sociais atua como a conexão entre a sua empresa e os proponentes durante a busca de projetos alinhados com seus valores e nas regiões de atuação das empresas. Além disso a BG traz a segurança técnica e de compliance para uma experiência positiva durante a identificação do projeto e em todo o processo de acompanhamento, trazendo follows periódicos e promovendo o engajamento de pessoas, o que potencializa ainda mais o patrocínio.
Sim, desde que sua empresa atenda a todos os requisitos das leis ativas na(s) região(ões) onde está instalada.
É possível aproveitar até 9% do Imposto de Renda nas leis federais. Nas leis estaduais, de 6% a 20% do ICMS e nas municipais de 20% a 50% do IPTU e ISS, que variam para cada estado e município.
Os recursos captados serão depositados e geridos em conta bancária bloqueada, denominada Conta Captação, destinada especificamente para o projeto cultural. Ela será aberta em instituições financeiras controladas pela União ou Estado e controlada pelo órgão regulador, conforme a lei de incentivo.
O primeiro passo é identificar se a sua empresa se enquadra no perfil exigido pelas leis ativas da sua região. Entre em contato com a BG que faremos uma avaliação e iniciaremos a jornada de apoio ao impacto social positivo conectado aos seus valores!
A BG atua captando patrocínio para o seu projeto com o diferencial da credibilidade já reconhecida no mercado, além da segurança técnica de orientação, além da captação realizamos todo o acompanhamento e repasse de informações para os patrocinadores, fortalecendo aqui o engajamento e confiança nos resultados.
Primeiramente, fazemos uma análise documental do proponente e do projeto para verificar se não existe nenhum impedimento. Na sequência, realizamos a análise técnica das informações e documentos enviados à BG pelo proponente e dos dados do projeto aprovado em lei. Link para envio dos documentos: https://forms.gle/sNrJpf99QmK9n4w19
Para mais informações entre em contato! Teremos prazer em atendê-lo e construirmos juntos...